quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

CMMI - Definição

O que é o CMMI (Capability Maturity Model Integration)?
É um modelo de referência que contém práticas necessárias (GPs) para a maturidade em disciplinas específicas (SPs) para a melhoria contínua de processo de desenvolvimento de software.
O CMMI não é uma metodologia ou ciclo de vida do projeto.
O modelo que sugerimos é a representação contínua, que fornece a possibilidade de escolha de áreas de processo específicas para maturidade somente daquelas áreas. No caso, Planejamento de Projetos (PP), PMC (Monitoramento e Controle de Projeto), REQM (Gerência de Requisitos), MA (Medição e Análise), PPQA (Garantia da Qualidade de Processo e Produto), CM (Gerência de Configuração) e SAM (Gestão de acordo com fornecedores).

Por que usar o CMMI?
A exigência por demonstrações de controle das competências gerenciais, operacionais e técnicas são cada vez mais intensas pelos contratantes de software, o que faz com que cada vez mais as prestadoras de serviço e software busquem essa competência, maturidade. Diante desse cenário, muitas entidades de padronização desenvolvem normas e modelos que regem boas práticas para assegurar essas competências e o SEI (Software Engeneering Intitute) é uma delas. O SEI é o centro de pesquisa e desenvolvimento que propôs e mantém o modelo CMMI.

2 comentários:

  1. Primeiro queria dizer que espero ver mais informações sobre CMMI.
    E seguir modelos para o desenvolvimento de software é uma coisa ótima, contanto que usando o modelo não atrase e nem complique o projeto, ta valendo. :)

    ResponderExcluir
  2. Não muito explicativo!

    ResponderExcluir